Balões de latex possuem: tamanho, cores ou formatos diversos. Cada característica destas deve ser levada em consideração com a finalidade de alcançar seus objetivos.

A tinta empregada para impressão em balões de tem de ser a tinta específica, chamada de tinta EVA por profissionais serígrafos. EVA nada mais é que as siglas da composição desta tinta que também existe no mercado rotulada por diversos fabricantes.

A durabilidade depende de diversos fatores, vamos aos principais que são: fatores climáticos, cor, tamanho e qualidade da impressão.

Fatores climáticos nos balões de latex.

Calor e umidade são os principais fatores que degradam. Guarde em locais secos e temperatura amena para não ter surpresas desegradáveis no momento que for usar seus balões.

Quando inflados, sejam com gás hélio ou ar ao receberem luz solar ou calor os balões tomam um aspecto de ofuscados. Alguns profissionais chamam este efeito de efeito aveludado. Realmente pode até ser útil em alguns aspectos mas vale ressaltar que este efeito é a degradação do latex. veja um exemplo:

Exemplo de balão iniciando o processo ofuscamento

Em ambientes internos o brilho dura mais tempo bem como cores claras repelem os raios UV, veja um exemplo:

Distribuição de balões de latex personalizados
Balões de latex permanece com brilho

Interferência da cor na durabilidade

Como já sabemos as cores claras tem a tendência de expelir os raios UV que são danosos ao balões de latex. Portanto em áreas externas faça sua opção de cores claras na medida do possível caso seu evento seja ao ar livre. Com isso você vai economizar também o gás hélio empregado evitando que ele se dissipe ao ocorrer a degradação dos balões.